Um sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter foi sentido esta segunda-feira, 17 de Fevereiro, na região de Lisboa, Setúbal, Portimão e Vila Nova de Santo André, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Até ao momento, não há registo de vítimas ou danos materiais. No entanto, o abalo foi sentido por muitos residentes, que relataram nas redes sociais o susto que apanharam.
As autoridades estão a monitorizar a situação e apelam à calma e à serenidade. Em caso de novo sismo, a população é aconselhada a manter a calma e a seguir as instruções de segurança, como abrigar-se debaixo de mesas ou em locais seguros.
Este é o segundo sismo de magnitude superior a 4,0 registado em Portugal continental nos últimos meses. Em Dezembro de 2023, um sismo de magnitude 4,2 foi sentido na região de Viseu.
As autoridades continuam a monitorizar a atividade sísmica no país e apelam à população para se manter informada e preparada para eventuais tremores de terra.
Em caso de emergência, contacte o 112.


Informações Adicionais
O IPMA confirmou que o epicentro do sismo foi a 14 quilómetros a Oeste-Sudoeste do Seixal. A agência portuguesa informou que o sismo foi sentido e que em breve emitirá um novo comunicado com informação atualizada.
Mantenha-se Informado
Para mais informações sobre o sismo e sobre como se proteger em caso de tremores de terra, consulte os seguintes recursos:
- Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA): https://www.ipma.pt/pt/
- Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC): https://prociv.gov.pt/